Notícias

Alerta! Nova ameaça semelhante ao WannaCry começou a atacar

  • 2017-07-07

Ao início da tarde de ontem a ESET começou a investigar outra epidemia massiva de ransomware que se segue aos ataques efetuados pelo WannaCry e pelo XData/AES-NI.

Este ransomware parece ser outra versão do Petya e no caso de conseguir infetar o MBR, acaba por encriptar todo o disco rígido. Caso contrário, encripta apenas todos os ficheiros, como o Mischa.

Para se espalhar, parece utilizar uma combinação de um exploit SMB (EternalBlue) que foi utilizado pelo WannaCry para se conseguir infiltrar na rede e recorre posteriormente ao PsExec para se espalhar. Esta combinação perigosa pode ser o motivo pelo qual esta ameaça se esta a espalhar a nível global e rapidamente, mesmo depois dos outros ataques terem merecido uma cobertura tão grande ao nível da imprensa e de muitas vulnerabilidades terem sido corrigidas.

Importa salientar que apenas é necessário um computador sem proteção, para que esta ameaça consiga penetrar na rede. Posteriormente, o malware pode obter privilégios de administração e espalhar-se a outros computadores.

Aparentemente, este ataque começou na Ucrânia – o Paciente Zero. Neste país, já se encontram a ser afetados o setor financeiro, de energia e diversas outras indústrias.

Não espere mais e proteja o seu equipamento com o antivirus ESET.

Contacte-nos para mais informações.

 

Voltar